
GABRIEL LODI
Trans-ativista
Ator | Locutor | Dublador
DRT 50906/SP
TEATRO | TV | CINEMA
PEÇA TEATRAL PINK STAR - OS SATYROS
PERSONAGEM
DETETIVE
2017-2018
A obra é assinada por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, e Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Instituição. Os dois, que são fundadores dos Satyros, estarão presentes para uma sessão de autógrafos.
O texto do espetáculo aborda as definições de gênero e sexualidade do ser humano através de uma narrativa que une mistério, humor e música. Na trama, um detetive investiga o assassinato de Purpurinex Brilhante, uma pessoa que se identifica como além dos gêneros masculino e feminino.
Para a criação do texto, Cabral e Vázquez mergulharam nas reflexões de teóricos como Judith Butler e Paul B. Preciado sobre performatividade de gênero e questões ligadas ao queer. As experiências pessoais do elenco também ajudaram a construir a dramaturgia.
WEB SEÉRIE
HOMEM DE VERDADE
Fevereiro 2018
Com objetivo de discutir sexualidade, identidade e gênero, a série Homem de Verdade, com 15 episódios de um minuto cada, foi ao ar, no perfil @homemdeverdade_serie, no Instagram e pode ser vista por qualquer celular com acesso à internet.
Com seis personagens, incluindo um homem e uma mulher cis hétero, um gay e um trans, a trama aborda trechos da vida de dois casais, questionando como essa visão estereotipada da masculinidade ainda está presente em nossa cultura e cotidiano. É o caso, por exemplo, de Rafael, que, por conta de um desemprego inesperado, se vê na situação de ser sustentado financeiramente por sua esposa, Cláudia, ou, ainda, dos pais de Rafael, que, em um flashback aparecem tentando orientar o filho a não chorar porque "homem não chora".
PEÇA TEATRAL
CABARET
TRANSPERIPATÉTICO
2018-2019
A pesquisa do elenco foi desenvolvida durante quatro meses, a partir das experiências biográficas dos atuantes, que acabaram ecoando na proposta de dramaturgia.
O elenco é composto pelas atrizes transexuais Daniela Funez, Fernanda Kawani, Luh Maza (que transicionou, durante o processo, do gênero fluido para mulher trans) e Sofia Riccardi; os atores transexuais Gabriel Lodi, Leo Perisatto e João Henrique Machado; e o artista agênero Guttervil. Do encontro destes artistas, com trajetórias bem diferentes, buscamos discutir os desafios desses corpos livres, contrapondo o estigma de corpos dissidentes na sociedade.
PEÇA TEATRAL
TRANSEX
PERSONAGEM - PROFESSOR RENÉ
2018
O texto é inspirado em uma das primeiras montagens com abordagem documental do grupo, na Praça Roosevelt, e tem como foco o cotidiano de transexuais que viviam no lugar.
Transex também é uma homenagem à atriz cubana Phedra de Córdoba, falecida em 2016. Personagem histórica na luta pelos direitos das pessoas transgêneras, Phedra vai ser interpretada por importantes personalidades da comunidade LGBTI+ e amigos próximos, como Maria Clara Spinelli, TchaKa, Edy Star, Salete Campari, Paula Cohen, Cléo de Páris, Juan Manuel Tellategui e Márcia Dailyn. O elenco ainda conta com a participação especial de Nicole Puzzi a “deusa da pornochanchada”.
ELENCO PRINCIPAL
TLAZOLTEOTL
PARA ONDE VOAM AS FEITICEIRAS
Julho/Agosto 2018
Tlazoltéotl, para Onde Voam as Feiticeiras utiliza a interatividade como dispositivo para refletir sobre a importância da aliança dos movimentos de resistência negra, indígena, LGBTQI+ e de ocupação urbana dos trabalhadores sem teto para garantir os direitos humanos de uma cidade para todos. Uma construção coletiva, com a participação do elenco de manas e movimentos sociais no processo criativo, desde a colaboração no roteiro, construção de cenas, figurino – trabalhando uma narrativa polifônica e atravessada pelos diferentes segmentos e lutas presentes no filme. Através de performances em espaços públicos, o documentário constrói um relato baseado em forte interação física, tendo como fonte o imaginário popular sobre o tema, entrelaçando realidade e ficção para fazer emergir as camadas mais sutis, profundas e enraizadas do preconceito.
PEÇA TEATRAL
AGRIDOCE
Maio 2019
Uma mulher condenada por si e pelos outros vive trancada em um quarto onde sua memória foge até que recebe a visita de um homem misterioso que a faz lembrar de coisas que os dois gostariam de ter esquecido.
Direção: Luh Maza
Texto: Zen Salles
Elenco: Gabriel Lodi e Sílvia Lourenço
SÉRIE SEUS OLHOS
PERSONAGEM RAFAEL
Junho 2019
A série ficcional é livremente inspirada em fatos reais e conta a história do relacionamento amoroso entre Lia e Veronica e os desdobramentos dessa relação a partir de uma decisão importante que elas tomam. Ao longo da primeira temporada, Veronica se vê obrigada a lidar com alguns traumas enquanto Lia mergulha em um processo de entender e questionar sua própria identidade de gênero.
https://www.youtube.com/channel/UCTczsZCzm8HG88D0IZ287Jg/featured
SÉRIE TODXS NÓS
HBO
PERSONAGEM WILLIAM
Julho 2019
Rafa (Clara Gallo) sai do interior de São Paulo para bater à porta e pedir abrigo ao primo gay Vini (Kelner Macêdo) e à sua colega de apartamento Maia (Julianna Gerais), no centro da capital. Rafa é não-binária, ou seja, não se identifica como mulher, tampouco como homem — razão que a levou a brigar com os pais e fugir de casa. Quando Rafa bate à porta de Vini, se refere à si como “prime” e diz que São Paulo é o lugar ideal para que ela seja “criative, livre e finalmente plene”.
https://www.hbobrasil.com/share/series/detail/todxs-nos/15015/TTL757806
PEÇA TEATRAL
LEITURA DRAMÁTICA
OLHO DE PEIXE MORTO
PERSONAGEM PRINCIPAL - OSCAR
2019
Os seus olhos já deixaram de brilhar por algum tempo? Provavelmente sim, mas passou. Como seria, se eles nunca mais voltassem a brilhar?
Bitucas de cigarro caindo do décimo andar. Gargalhadas. Oscar, 24 anos, não sai de casa há meses, muitos, nem se lembra quantos. Não estuda, não trabalha e não está nem aí. A não ser por um pensamento recorrente: não passa um dia sequer sem pensar em tirar a própria vida.
Baseada em sofrimentos reais, Olho de Peixe Morto narra a história de um jovem e sua luta por um propósito de vida.
Texto: Ricardo Hirata e Gustavo Moron